17 julho 2008

Como conviver com o Ceratocone?


Exatamente por não ser muito divulgado, quando se descobre que se tem Ceratocone, em geral as pessoas pensam que é algo muito raro e grave e que só elas, ou poucos sofrem disso, sendo que a falta de conhecimento sobre o problema ocasiona medo e desespero.
Na maior parte das vezes, por não haver orientação e alguns profissionais o assustarem ou condenarem a cegueira, inicialmente pode ocasionar mudanças de personalidade, sentimentos de inferioridade, revolta, frustração, depressão e ansiedade.
No entanto são muitos os casos encontrados e a melhor terapia psicológica é buscar outro profissional mais competente e trocar experiências com pessoas que tem o mesmo problema, pois determinados sintomas em comum auxiliam a entendê-lo melhor e a conviver com ele.
Do ponto de vista social, emocional e psicológico, é muito importante conhecer a natureza do Ceratocone, conversar com a família e amigos de forma que eles também entendam o problema e principalmente adotar uma atitude positiva, aceitando, mas buscando soluções e um profissional que o oriente e auxilie.
Durante a fase inicial de adaptação das Lentes de Contato, o fato de obter uma visão favorável já ocasiona um estímulo, assim como as orientações que auxiliam a conviver bem com o problema. Pelo fato de haver uma convivência maior com o profissional nesta fase, haverá a oportunidade de encontrar muitas outras pessoas com o mesmo problema, sentindo as mesmas coisas ou já tendo superado todas elas.
A troca de experiências mútuas e o fato de compartilhar são sempre gratificantes, em qualquer situação de nossas vidas.

2 comentários:

estela pegoraro disse...

Alice, acho ue vc dsse tdo nesse comentário sobre o ceratocne..A primeira impressão que temos dele e que vamos ficar cego pra toda vida...Adoro ler seu blog..abraços!

Blog meus filhos são tudo disse...

Oi...na verdade quero tirar uma duvida com vc,pq sei que vc já teve rejeição...quais são os sintomas de uma rejeição? Fiz o lamelar no direito a 6 meses, porém meu olho há 1 semana está doendo e muito vermelho,só tenho consulta com meu médico na quinta dia 11/02...obrigada!
Bjos!Meu e-mail é alarilu@hotmail.com