28 julho 2009

Depoimento de Júnior Monteiro

Bom dia. Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo site e dizer que sou de Brasília, tenho 33 anos.
Segundo gostaria de dar meu depoimento sobre o diagnóstico de ceratocone.
Bem, no início desse ano tive o diagnóstico de ceratocone dado pela equipe de médicos do HOB Brasília. Fui aconselhado a fazer o Cross Link e, após algumas consultas a outros médicos e muitas dúvidas realizei a cirurgia no dia 19/06/09.
Aqui só o HOB e o CBV fazem o Cross Link, não aceitando convênio e com média de R$ 3.000,00 por olho.
Digo-lhes que a recuperação é um pouco demorada. Meu olho direito já tinha sofrido uma cirurgia há 11 anos (cirurgia corretiva), no mesmo hospital.
Estranho que os médicos não souberam me explicar os motivo ou causa do aparecimento do ceratocone. Voltando à recuperação, na primeira semana após a cirurgia, o médico retirou a lente protetora do meu olho. Depois de um dia o olho infeccionou, tive que usar alguns colírios a base de cortisona, que ao longo dos dias inflamaram cada vez mais minha córnea. Meu disco, abertura da primeira cirurgia demorou a fixar, em resumo até a presente data estou usando lente protetora e pingando colírios mais fracos.
Acredito que exista uma dúvida sobre a qualidade da minha visão, certo? Bom está pior do que era antes da cirurgia e meu médico disse que eu teria que ter mais paciência pois o recuperação demora até 3 meses e só, assim, voltar ao que era antes.
Esse relato não é para desencorajar os que tem que fazer o procedimento mas sim encorajá-los e prepará-los pois, a estrada é longa.
Gostaria de acrecentar que ate hoje sigo com a lente protatora. Dia 19/07 fez um mes que fiz o Cross Link. Tenho acompanhado seu blog e desejo a todos toda a sorte do mundo.
.
Júnior, acho que é importante termos depoimentos variados, de tipos de recuperação diferentes.
Apesar de ser um procedimento relativamente simples, é um procedimento com todas as alegrias e desafios que possa proporcionar.
Boa sorte na tua recuperação

22 julho 2009

Às vezes complica...

Ontem, após a retirada dos dois pontos (ainda restam 13) fiquei sentindo dor e algo friccionando a pálpebra.
Talvez tenha forçado o olho no computador. Não sei.
O certo é que a noitinha, meu olho estava muito vermelho. Liguei para o dr. Jorge e comecei a pingar o Pred Fort. Isso foi perto das 18 horas. Minha filha ficou assustada, pois estava muito vermelho.
Pinguei umas 3 vezes o corticóide, além do antibiótico. Quando fui deitar, meu olho já estava bem menos vermelho como mostra a foto:


Hoje amanheceu normal. Ainda pingo hoje o Zymar e a noite uma gota de Pred Fort. Não sinto mais a ardência.

21 julho 2009

E, um a um, os pontos vão desaparecendo...

Hoje retirei mais dois pontos, após fazer a Topografia. Se doeu? Não posso afirmar que tenha sido DOR. Uma ardência misturada, é claro, com a agonia de ver aquela lâmina aproximando-se do olho.
Toda vez que mexemos no olho é importante usar antibiótico. Usarei hoje e amanhã, o Zymar 4 vezes ao dia.
Ao retirar o ponto, o local fica sem o epitélio e pode ficar doendo um pouquinho. Nada que não possamos suportar e esquecer.
A retirada de pontos de quem tem Ceratocone ou Fuchs, apesar de ser o mesmo processo, produz diferentes efeitos. Enquanto no Ceratocone a retirada de pontos pode melhorar ou piorar a visão, até chegar-se à visão definitiva, no Fuchs não acontece isso. Não há grande diferença ao se retirar pontos. O tempo é que comanda a melhora.
----------------
Uma leitora perguntou-me se o Crosslink é feito gratuitamente. Tenho conhecimento que o Hospital de Olhos de Sorocaba, após uma avaliação dos médicos pode realizar a cirurgia gratuitamente, mas apenas nos casos em que os médicos consideram como aptos.
Em outro post, coloquei os protocolos seguidos.

16 julho 2009

Depoimento de Júlio Olivier


No dia 28/06/2005 recebi um telefonema por volta das 7 da manhã, dizendo que era para ir imediatamente a Sorocaba, pois um rapaz havia sofrido um acidente de carro de madrugada, tinha minha idade, e que ele era doador.
Fiquei sem ação, pois estava numa longa fila para o transplante há 5 anos, não enxergava nada mais. Fiquei emocionado, graças a este doador e sua família, hoje consigo ver quase 100%.
Nunca desista! Lute, tenha fé em Deus, que tudo dará certo.
Hoje estou aqui para dizer isso, apesar das 5 rejeições que sofri, estou forte e firme.
Se você não é doador, seja doador de órgãos. Você estará ajudando muitas pessoas e dando vida também.
Para a família do meu doador a qual não conheço, peço a Deus que ilumine sempre e que Deus os abençoe sempre, pois me deram vida.
.
Júlio, a tua força é essencial para àqueles que se encontram prestes a passar pelo transplante.
Obrigada, pelo depoimento.

09 julho 2009

Enfim... menos um!

Ontem completei 6 meses de retransplante e retirei meu primeiro ponto. Estava frouxo e não adiantava nada ficar no olho.
Peguei também meu óculos novo, só para perto. O grau é o mesmo do multifocal, mas vejo melhor quando separados para perto e longe. Só fiz para perto.
Enxergo um pouquinho melhor do olho transplantado, mas o olho que ainda me salva é o direito.
Daqui a 15 dias devo retirar outros, depois de fazer uma topografia.
Quem sabe a visão melhore?
Tirei também o ponto do transplante de conjuntiva. A membrana aderiu bem e meu olho já não está tão seco.

Depois de algum tempo, enfim boas notícias...