30 março 2011

Nem todos enxergam 3D


As imagens tridimensionais que são transmitidas pelos televisores e nos cinemas funcionam da seguinte maneira: há duas imagens (porisso a tela fica embaçada quando nao usamos o óculos), um imagem no qual a lente do seu olho direito faz você enxergar uma imagem, e a outra lente do lado esquerdo faz você enxergar uma outra imagem, ambas são processadas pelo seu cérebro onde ocorre a fusão binocular, se juntam e criam a sensação de profundidade.
Mas o que algumas pessoas não sabem é que não é todo mundo que consegue fazer essa fusão binocular, ou seja, as imagens não chegam de maneira correta ao cérebro.
Agora, vamos entender melhor o que é a visão binocular: A visão binocular é, o nome dado à visão somada dos dois olhos. Há uma série de vantagens geradas por este tipo de visão. Pessoas com problemas sérios em um dos olhos, por exemplo, podem continuar enxergando, pois se um dos olhos estiver em condições, o outro passa a ser menos requisitado.
Isto acontece com frequência em pacientes que apresentam a ambliopia (sim, a doença do “olho preguiçoso”). Este tipo de paciente costuma possuir um dos olhos em condições aceitáveis para a visão, mas o outro funciona apenas como acessório. Geralmente pessoas que tem esse problema de “não-visão” binocular perdem, várias vezes no dia a noção de profundidade. Agora pense, tudo que fazemos o dia inteiro depende dessa tal visão, então imagine-se sem noção de profundidade nenhuma, você não iria saber diferenciar um objeto que está a 5 metros de um que está à apenas 2 metros, sairiamos tropeçando pelas calçadas e batendo em todos os obstáculos possiveis!

Tudo bem, mas quem realmente não enxerga o 3D?
Como ja citamos, quando os olhos não estão totalmente alinhados, deixa a fusão de imagens debilitada e perde-se a noção de tridimensionalidade, resumindo, a grande maioria dos pacientes com estrabismo moderado ou grave não pode enxergar as três dimensões.
Mesmo as pessoas que passam por cirurgias para corrigir os olhos, a fusão binocular não funcionará, pois a cirurgia muda a estética, a imagem captada pelos olhos continua sendo a mesma.

Eu tenho o problema, isso significa então que os óculos não me ajudam em nada?
Errado, pois mesmo que você tenha o problema os óculos te ajudam a não ver as imagens duplicadas, as duas lentes dos óculos 3D fazem a junção da imagem no seu cérebro, mas a estereopsia não age com total eficiência, por isso a profundidade é menos percebida. Mas não se preocupe você não está sozinho, boa parcela da população mundial tem problemas ao tentar enxergar o 3D.


Leia mais: http://www.infomaniaco.com.br/curiosidades/porque-algumas-pessoas-nao-enxergam-em-3d/#ixzz1I6DS1NTe

20 março 2011

QUAL É A REAL FINALIDADE DE UM TRANSPLANTE ?

Durante muito tempo, após muitas “conversas” na Comunidade de Transplante existente no Orkut e com pessoas que fazem os retornos de consultas em Sorocaba, me deparo com o seguinte questionamento.

Qual a real finalidade de um transplante ?

Nesses anos todos de consultas, cirurgias e... mais consultas, sempre ficou claro para mim que a resposta a essa pergunta era: Extirpar a doença ou o que se fez chegar até a fila de transplante (acidentes, etc...).

Sempre me foi explicado que para se chegar a uma visão com uma boa acuidade visual, era necessário todo um processo, retirar e colocar uma nova córnea não era o suficiente.

Esse caminho, além do transplante, exige disciplina. A disciplina engloba tudo o que é passado após a cirurgia, tudo o que é conversado entre o Oftalmologista e o paciente. Repouso absoluto, não abaixar demasiadamente a cabeça, evitar subir e descer escadas constantemente, não dormir do lado em que se foi feito a cirurgia, não esfregar o olho operado, não deixar de lubrificar a córnea com o colírio, evitar pegar em peso ou praticar atividade física que comprometa os pontos, seguir corretamente os horários estabelecidos para a medicação, etc... fora alguns percalços que podem acontecer, como pontos frouxos ou estourados, conjuntivites e doenças que não foram diagnosticadas antes do TX.

Então não adianta a pressa por querer ter a visão com 100% de acuidade visual em menos de 3 meses, a recuperação de um transplante de córnea é um processo lento e progressivo, tem que se ter muita paciência para chegar a um resultado “satisfatório” e no meio disso, não desista caso apareça um obstáculo a sua frente.

E não podemos esquecer que o apoio de familiares e amigos nessa hora é de extrema importância.

Lenilson Costa